quarta-feira, 21 de agosto de 2019

METANOIA E METAMORFOSE


Metanoia e metamorfose são duas palavras de origem grega. A primeira, geralmente traduzida como arrependimento, indica mudança de mente. A segunda significa mudança de forma. Ambos os conceitos são bíblicos. Nas palavras de Paulo: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Rm 12.2), conformar ou transformar são duas atitudes em relação à forma. A palavra grega traduzida como “transformai-vos” é derivada de metamorfose.  Se metanoia é mudança interior, metamorfose é mudança exterior. A segunda não faz sentido sem a primeira, mas a primeira sozinha é incompleta. Não pare na primeira experiência com Deus. Depois da conversão, existe um longo caminho pela frente. Assim, a obra de Deus em nós não pode ficar restrita à fé e ao coração, mas precisa ter efeitos práticos. Como está escrito: “Aquele que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom; para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade” (Ef 4.28). Que mudança! Quem roubava, agora, compartilha.
A palavra metamorfose sempre nos lembra a transformação da lagarta em borboleta. Depois de viver muito tempo rastejando, a lagarta faz o seu casulo para um período de retiro, em jejum, silêncio e solidão, que resulta em sua transformação. Seu enclausuramento parece a morte e o fim, mas é um processo para o recomeço, uma nova vida, uma nova história. Depois de alguns dias, ela se liberta. Nem parece o mesmo animal. Sim, é o mesmo, mas agora com uma nova natureza, novos hábitos, frequentando novos ambientes, com novos propósitos e uma nova razão de viver.  Nós também precisamos de períodos de dedicação e consagração ao Senhor, para que Ele nos transforme no que devemos ser. É assim que Deus faz. Não fomos feitos para rastejar, mas para voar.
(Texto: Pr. Anísio Renato de Andrade)
Deus te abençoe!

 ESCALA SEMANAL 
Segue a escala desta semana
Domingo: 25/08/2019




Pr. Rodrigo


Mestre: Suzane e Simone


Vocais fixos + Suplementares (Roseli, Bruna, Vera Regina)


Carla e Karen



 
Caso não consiga ouvir as músicas acima, segue o link:
EU SOU LIVRE - DAVID QUINLAN
https://www.4shared.com/mp3/wjxVcXMwei/Eu_sou_livre-_David_Quilan.html
https://www.youtube.com/watch?v=kHE_tXT17T8
ESTÁS AQUI - NAARA E SARAH
https://www.4shared.com/mp3/FsMwpHtoca/03-ests_aqui.html
https://www.youtube.com/watch?v=jaTX-miIWjA
DIANTE DA CRUZ - ALINE BARROS
https://www.4shared.com/mp3/Mb_AqpnKba/diante_da_cruz.html
https://www.youtube.com/watch?v=eXsrUykIpIQ


Ensaio às 18:30h

Deem graças ao Senhor porque Ele é bom e o seu amor dura para sempre!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente texto! Didático, esclarecedor, devocional, bíblico. Que Deus o abençoe e use para Sua glória!👏👏👏

    ResponderExcluir